Homenagem ao Almirante Sarmento Rodrigues

Desta 1 720 1000
12 de Março de 2018

"Com uma firmeza de princípios que não dobram às conveniências, sem a menção do qual não é possível escrever a história portuguesa, designadamente dos estados de língua portuguesa que ajudou a definir".

Palavras do Professor Adriano Moreira relativamente ao Almirante Sarmento Rodrigues, a quem foi prestada homenagem, promovida pelo Município de Bragança, no dia 11 de março, que levou dezenas de pessoas ao Auditório Paulo Quintela.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou a importância da realização destes eventos em Bragança, que resultam de um protocolo celebrado em 2016 entre o Município de Bragança e a Marinha, e que visa, entre outras cláusulas, “a difusão da memória da participação de transmontanos na Marinha e dar conhecimento dos atos por eles praticados ao serviço da Pátria, como é o caso do Almirante Sarmento Rodrigues”.

Nascido no distrito de Bragança, em Freixo de Espada à Cinta, Manoel Maria Sarmento Rodrigues foi um dos fundadores do Grupo de Estudos de História Marítima que esteve na génese da Academia de Marinha, sendo o seu primeiro Presidente, e foi autor de um diversificado conjunto de obras sobre assuntos navais, de defesa e de administração colonial.

Foi nomeado governador da Guiné, onde criou o Centro de Estudos da Guiné. Foi, ainda, governador de Moçambique e ministro do Ultramar, tendo criado os Institutos de Investigação Científica de Angola e de Moçambique e o Centro de Estudos Históricos Ultramarinos.

A cerimónia de homenagem ao Almirante Sarmento Rodrigues terminou com um concerto pela Banda da Armada, que levou mais de 200 pessoas ao Teatro Municipal de Municipal.