Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Visita de Sua Excelência o Presidente da República a Bragança

Destaque 1 720 1000
08 de Julho de 2018

O Município de Bragança recebeu, nos dias 6 e 7 de julho, Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita de dois dias que serviu para participar nas cerimónias de comemoração do 10.º Aniversário do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e para inaugurar a nova Área de Acolhimento Empresarial das Cantarias.

500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa iniciou-se no dia 6 de julho, com a cerimónia de comemoração dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB), onde, além de irmãos e colaboradores da instituição, foram homenageadas diversas entidades e figuras brigantinas, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

10.º Aniversário do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

No dia 7 de julho, o Presidente da República visitou o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, onde presidiu à cerimónia de comemoração do 10.º Aniversário daquele equipamento e à inauguração de duas exposições: uma coletânea particular do CACGM, retrospetiva da primeira década de atividade, e uma nova mostra de Graça Morais, com 80 obras inéditas.

Formalização do protocolo de colaboração com vista à criação do Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais

A cerimónia contou, também, com a presença do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no dia em que foi apresentado e assinado o protocolo para a criação do Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais, que irá ser dedicado à observação e documentação da obra da pintora transmontana. O projeto, pioneiro no país, junta várias entidades, nomeadamente o Município de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a própria pintora Graça Morais e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entidade que homologou o referido protocolo.

Inauguração da Área de Acolhimento Empresarial das Cantarias

Seguiu-se a inauguração da Área de Acolhimento Empresarial das Cantarias, um empreendimento do Município de Bragança que permitirá a absorção de investimento privado no concelho, com vista ao desenvolvimento económico e social da região. Esta área, localizada na Zona Industrial das Cantarias, alberga uma nova Avenida, também inaugurada pelo Sr. Presidente da República, com o nome do Dr. Mário Soares, antigo Presidente da República.

Com um investimento global de 3,43 milhões de euros, o projeto de 30,30 hectares, que inclui 46 lotes de terreno, tem a particularidade de ser criterioso na seleção das empresas que irá albergar, tendo em conta que as propostas para aquisição de lotes serão alvo de uma avaliação aprofundada sobre o impacto das empresas na região, quer em termos económicos, quer em termos sociais. Nota ainda para, aquando das obras de construção da Área de Acolhimento Empresarial das Cantarias, o Município de Bragança fez por preservar o “Tojal dos Pereiros”, um geossítio constituído por dois afloramentos rochosos com elevada importância do ponto de vista histórico, já que se estima que estas rochas tenham uma idade de 1079 milhões de anos (método SM-ND), o que as torna no testemunho de formação mais antigo do país.

O Presidente da República terminou a visita a Bragança com uma deslocação às instalações da Santa Casa da Misericórdia, antes de se dirigir para o Aeródromo Municipal, equipamento aeroportuário de referência, que Marcelo Rebelo de Sousa utilizou para efetuar as suas deslocações.

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU