Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Bragança investe para responder à falta de alojamento estudantil

Dest 1 720 1000
09 de Novembro de 2018

Com vista a dar resposta à escassez de alojamento para estudantes e levar mais vida para o centro histórico da cidade, o Município de Bragança inaugurou, no dia 9 de novembro, a terceira residência estudantil, desta vez na Rua Abílio Beça. Um investimento resultante do bom aproveitamento de fundos comunitários, com uma taxa de cofinanciamento de 85%, no total de 317,731,23€.

Alvo de um processo de revitalização, em termos de serviços, infraestruturas e mobilidade, o centro histórico da cidade de Bragança acolhe agora uma nova Residência Estudantil, a juntar às duas já existentes, dando assim uma resposta pronta à crescente procura na cidade por alojamento estudantil. O número 4, 6 e 8 da Rua Abílio Beça, contíguo à Igreja de São Vicente e ao Museu Abade de Baçal, destina-se agora ao alojamento de 12 estudantes, com condições para albergar, também, pessoas com mobilidade reduzida, aumentando, assim, a oferta de alojamento, naquela zona da cidade, para 82 estudantes.

Além da cerimónia de inauguração, foi assinado um protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança para gestão do equipamento.

Trata-se de um edifício histórico, com características singulares em termos arquitetónicos, mas que, ao longo dos anos, devido a investimentos privados, foi sendo modificado, perdendo parte da sua traça original. Depois de ficar sob a alçada da Câmara Municipal, o edifício foi alvo de um rigoroso estudo e a sua recuperação tenta manter, com rigor, as características originais.

Esta é a terceira residência destinada a estudantes inaugurada no centro histórico. As outras duas residências, localizados na Rua Eng. José Beça e na Rua Serpa Pinto, foram inauguradas a 25 de julho de 2012 e acolhem, no total, 41 estudantes (16 e 25 respetivamente) e destinam-se, preferencialmente, a alunos Erasmus e em regime de mobilidade, tendo representado, então, um valor de investimento na ordem de 1.165.000,00€, com uma taxa de cofinanciamento de 80%.

Mais uma mostra do bom aproveitamento de fundos comunitários, por parte do Município de Bragança, que no total das três residências para alojamento estudantil conseguiu um cofinanciamento superior a 1 milhão de euros.

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU