Obras em curso na cidade de Bragança

Obras dest 01 1 720 1000
01 de Fevereiro de 2019

No âmbito do PEDU, a estratégia do Município de Bragança centra-se na consolidação de Bragança como pólo estruturante do território envolvente, afirmando-se como uma Ecocidade, dinâmica e inovadora, com vista à atração de população, combatendo o despovoamento, numa clara aposta na inclusão e justiça social, ligando de uma forma harmoniosa e operacional as várias zonas da cidade.

Neste contexto, e tendo aproveitado de forma rigorosa os Fundos Comunitários, com critérios de elegibilidade bem definidos, o Município de Bragança dá a conhecer intervenções que se encontram em fase de execução, no perímetro urbano.

• Centro Histórico

Reabilitação de três imóveis, no âmbito do Programa de Reabilitação de Imóveis na Zona Histórica, iniciado em 2002.

Centro Inovação Jurídica

"Reabilitação de edifício na Rua Combatentes da Grande Guerra para a instalação do Centro de Inovação Jurídica"

O presente projeto pretende reabilitar, de forma integral, o antigo edifício das finanças para a instalação de Centro de Inovação Jurídica que procurará reunir todo o acervo jurídico-legislativo sobre as questões da interioridade. Pretende-se dar forma ao Observatório da Interioridade, que opera em parceria com o Centro de Investigação de Políticas do Interior, sediado na Faculdade de Direito de Lisboa.

Parceiro na reabilitação: Faculdade de Direito de Lisboa
Financiado: FEDER /Norte2020
Valor total Adjudicado: 699.682,69 € (+ 6% IVA)

Direção de Finanças e Delegação Aduaneira de Bragança

"Reabilitação de edifício na Rua dos Combatentes da Grande Guerra para a instalação da Direção de Finanças e Delegação Aduaneira de Bragança"

Pretende-se, com o presente projeto, proceder a uma reabilitação integral de dois edifícios devolutos no Centro Histórico, adaptando e dotando-os de condições adequadas que permitam a relocalização da Direção de Finanças e da Delegação Aduaneira de Bragança.

Parceiro na reabilitação: Autoridade Tributaria e Aduaneira
Financiado: FEDER /Norte2020
Valor Adjudicado: 670.000,00 € (+ 6% IVA)

Habitação para Casais Jovens

"Programa de Reabilitação de Imóveis na Zona Histórica - Edifício na Rua dos Combatentes da Grande Guerra n.º 14 e n.º 16"

Esta intervensão visa: Contribuir para valorizar a qualidade da paisagem urbana na Zona Histórica e garantir a presença nessa Zona de população jovem e qualificada, intervindo no perfil socioeconómico da população residente e na criação de dinâmicas culturais e sociais; Contribuir para a dinamização da atividade económica e a promoção de um processo sustentado de revitalização, por parte dos proprietários, do edificado da Zona Histórica, baseado na construção sustentável, na eficiência energética e na utilização de energias renováveis; Promover uma alternativa de carácter temporário à habitação social, no quadro de apoio à reorganização socioeconómica dos agregados familiares.

Parceiro na reabilitação: Santa Casa da Misericórdia de Bragança
Financiado: FEDER /Norte2020
Valor Adjudicado: 130.000,00€ (+ 6% IVA)

• Reabilitação do Espaço Público do Bairro dos Formarigos

Requalificação com o objetivo de enquadramento urbanístico e uniformidade entre os principais elementos do bairro (polidesportivo, igreja e jardim de proximidade), incluindo a melhoria de acessibilidade e mobilidade do espaço público e valorização dos espaços verdes.

Financiado: FEDER /Norte2020
Valor Adjudicado: 176.119,77 € (+ 6% IVA)

• Reabilitação do Espaço Público do Bairro Novo da Previdência

Reabilitação global do espaço público envolvente aos edifícios de habitação social, incluindo passeios, espaços verdes, melhoria da mobilidade para pessoas com mobilidade condicionada, criação de lugares de estacionamento e criação de áreas de uso comunitário e desporto ao ar livre.

Financiado: FEDER /Norte2020
Valor Adjudicado: 419.081,38 € (+ 6% IVA)

• Requalificação do Polidesportivo do Bairro da Coxa

Melhoria do espaço desportivo existente no Bairro da Coxa, com o seu encerramento e melhoria substancial da oferta de espaço quer para os praticantes, quer para o público em geral, contribuindo para a qualificação ambiental e urbanística do bairro e da cidade.

Financiado: FEDER /Norte2020
Valor Adjudicado: 944.666,41 € (+ 6% IVA)

• Construção do Núcleo Museológico Ferroviário

Reabilitação e ampliação de gare existente na antiga estação ferroviária de Bragança, dotando-a de condições para albergar um museu com conteúdos alusivos aos caminhos de ferro na região.

Parceiro: Fundação Museu Nacional Ferroviário
Financiado: FEDER /Norte2020
Valor adjudicado: 319.181,73€ (+ 6% IVA)

Reabilitação global do espaço público, incluindo requalificação de infraestruturas (águas e saneamento), pavimentos (pedonal e automóvel), espaços verdes e sinalização na Rua Acácio Mariano, Rua Dr. Adrião Amado, Rua Dr. Francisco Felgueiras, Rua Sto. António, Largo do Toural, Rua Nova do Cemitério, Rua Marília Bandeira Lopes, Travessa do Padeiro, Rua do Picadeiro, Rua Herculano da Conceição e Rua D. Abílio Vaz das Neves.

Financiado: FEDER /Norte2020
Valor adjudicado: 395.077,01€ (+ 6% IVA)

• Melhoria da Mobilidade Multimodal no Núcleo Urbano - Envolvente ao Cemitério - Lote II

Reabilitação global do espaço público, incluindo requalificação de infraestruturas (águas e saneamento), pavimentos (pedonal e automóvel), espaços verdes e sinalização na Rua Guerra Junqueiro e Rua Emídio Navarro.

Financiado: FEDER /Norte2020
Valor adjudicado: 314.018,28 € (+ 6% IVA)

• Reabilitação do Espaço Público do Bairro Artur Mirandela

Requalificação de passeios, incluindo lancil e pavimento, passadeiras, entradas e melhoria da mobilidade para pessoas com mobilidade condicionada no espaço público e no acesso a edifícios.

Financiado: FEDER /Norte2020
Valor de adjudicação: 326.283,50 € (+ 6% IVA)