Bragança debate a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Desta2 1 720 1000
21 de Março de 2019

O Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-Ecopark recebeu, no dia 21 de março, o Seminário “20+ | Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA).
“O tema “Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020+)” é muito relevante para o setor dos resíduos urbanos em Portugal e, em particular, para os municípios – entidades titulares – e evidentemente para os cidadãos. Hoje é indiscutível que os resíduos são um recurso e neste sentido é importante elucidar os cidadãos, para que se tornem cada vez menos produtores passivos e mais consumidores responsáveis e “Amigos do Ambiente”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança e Presidente do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste, durante a sessão de abertura deste seminário, que contou também com a presença de Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, e Carlos Iglézias, Presidente da Direção da APEMETA.
Neste seminário houve, também, uma mesa redonda sobre o PERSU 2020+, com um debate com profissionais da APA, ERSAR, AVALER, ESGRA e da Ordem dos Engenheiros. Durante a tarde, foi abordada a regulamentação da recolha seletiva de bio-resíduos e os custos previstos para as metas do PERSU, não esquecendo o sistema PAYT.