Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Município de Bragança atribui 60.000 euros para comparticipação das despesas de sanidade animal obrigatória de bovinos, ovinos e caprinos

Destaque 1 720 1000
15 de Abril de 2019

O Município de Bragança vai apoiar os produtores do concelho no pagamento das recolhas obrigatórias do Programa Sanitário Anual, aprovado pela DGAV, que abrange o gado bovino, caprino e ovino, num universo de 32.418 animais. A medida, que tem efeitos ainda este ano, foi formalizada no dia 15 de abril, com a assinatura de um protocolo entre o Município e a Associação de Criadores de Gado de Bragança, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

“Este esforço da Câmara Municipal em apoiar os produtores de gado do concelho, com a comparticipação das despesas obrigatórias, é importante tendo em vista a saúde dos animais e das comunidades, a qualidade dos produtos associados e a dinâmica económica em torno da pecuária”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a assinatura do protocolo, relembrando que “este apoio aos agricultores deveria partir do próprio Estado, e não das autarquias”. “Mas o Município de Bragança faz este esforço em prol de um bem maior, os produtores do concelho que não podem, de todo, ser injustiçadas pelo estado central, nem ficar à espera de um governo que não olha para o sector primário e está cada vez mais ausente”, concluiu.

Uma ideia reforçada por Luís Afonso, Vice-presidente da Associação de Criadores de Gado de Bragança, que considera que “o Estado Português está a abandonar os agricultores, em particular no interior”. “Esta ação do Município é um esforço importantíssimo para a nossa comunidade rural, tendo em conta as frágeis condições económicas em que se encontra”, referiu.

O protocolo assinado visa a atribuição de um apoio financeiro no valor de 60.000 euros aos produtores/criadores do concelho, o qual compreende as ações obrigatórias de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina e brucelose dos pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) nos efetivos animais dos associados da Associação de Criadores de Gado, legalmente registados no concelho de Bragança.

Com a atribuição deste apoio, o Município de Bragança visa não só apoiar os criadores e produtores pecuários do Concelho nos custos inerentes às intervenções de sanidade animal obrigatória, por forma a reduzir o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações, mas, também, fomentar a produção animal, a atividade económica e o desenvolvimento local, ajudando a assegurar a saúde e a salubridade públicas e contribuindo para a coesão territorial e sustentabilidade ambiental.

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU