Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

Em Bragança e na Educação Financeira, “Todos Contam”

Dest 1 720 1000
28 de Outubro de 2019

Bragança acolheu o arranque da Semana da Formação Financeira, uma iniciativa incluída no Plano Nacional de Formação Financeira que, entre os dias 28 e 31 de outubro, percorre Trás-os-Montes no combate à iliteracia financeira.

“É de louvar o sentido descentralizador com que o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros impôs esta Semana da Formação Financeira, propondo trazer a temática a debate junto da comunidade estudantil, em particular, em Trás-os-Montes”, realçou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a Sessão Solene de Boas Vindas no Salão Nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, o estabelecimento de ensino escolhido, a nível nacional, para acolher as ações do programa “Todos Contam”. Este projeto, que comemora a sua 8.ª edição, consiste na realização de diversas oficinas temáticas de formação financeira, onde os alunos do ensino básico e secundário são desafiados, através de jogos e atividades lúdicas, a adquirir conhecimentos básicos e práticos sobre finanças. Além de receber estas ações, a Escola Secundária Emídio Garcia foi palco do anúncio dos vencedores do Concurso “Todos Contam”, que elege os projetos mais relevantes, a nível nacional, na implementação de ações de educação financeira.

A Formação Financeira estendeu-se, também, ao Instituto de Formação Profissional de Bragança, onde se realizou uma sessão de divulgação e balanço do programa de formação de formadores, realizado em conjunto com os supervisores financeiros. Durante essa sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança assinalou “a importância deste género de ações, nas questões financeiras, mas não só”. “Trata-se de informar e formar as pessoas para o usufruto pleno da sua cidadania, e isso é ponto fundamental do serviço público que deve investir numa sociedade plural, tanto no sentido da inclusão social, como no acesso à informação”, reiterou. “Se todo este trabalho for profícuo e os resultados positivos, significa que todo este trabalho e investimento surtiu efeito, contribuindo para uma melhor economia e qualidade de vida para todos os portugueses e, sobretudo, para as gerações vindouras”, concluiu.

Bragança é, desta forma, o epicentro escolhido para a Semana da Formação Financeira, que até dia 31 de outubro promove outras ações de divulgação, formação e debate sobre literacia financeira e outros temas associados, com sessões individuais nos municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e outras autarquias das CIM do Tâmega e Sousa e do Alto Tâmega. Uma dessas sessões, que decorre em Bragança no dia 29 de outubro, será destinada ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, onde serão apresentados e discutidos os resultados de um inquérito aos conhecimentos sobre finanças dos jogadores de futebol.

As diversas atividades constantes do programa são dinamizadas pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que inclui entidades como o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), com o apoio, entre outras entidades, do Município de Bragança.

Mais informações e programa completo aqui.

 

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU