Feira Internacional do Norte arranca em grande | Dia 1

Dest 740x410 1 720 1000
31 de Outubro de 2019

Arrancou, a 31 de outubro, a Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca & Norcastanha. O certame, que atinge este ano a maioridade, mantem o formato renovado na edição anterior, com um programa dinâmico e completo que promete atrair a Bragança, durante o fim-de-semana prolongado, milhares de visitantes.

O primeiro momento do certame foi o XII Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha, ao qual se seguiu a sessão de abertura que contou com a presença, entre outros, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e do Presidente da Diputación de Zamora, Francisco Requejo Rodriguez.

“A Feira Internacional do Norte orgulha-se de ser, cada vez mais, um evento para todos e para todas as idades. Com as diversas iniciativas conseguimos atrair pessoas de toda a região e de Espanha que ficam com vontade de regressar ao nosso território”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, destacando a presença do Presidente da Diputacíon de Zamora e “das vantagens, para ambos os territórios, da cooperação transfronteiriça”. Hernâni Dias destacou, ainda, a importância que a caça, a pesca e os produtos endógenos, do qual a Castanha é rainha, “para os vários ramos e setores económicos da região, representando um importante meio de subsistência de várias famílias da região”. “É importante manter o foco nas estratégias delineadas, como por exemplo, a construção de barragens e charcas no concelho, importantes tanto para a agricultura, como para a fauna da região, em particular nos períodos de seca que se preveem num futuro próximo”, referiu.

O primeiro dia da 18.ª Feira Internacional do Norte encerrou com o Seminário Norcaça/Norpesca, com os debates sobre “A Prevenção da Peste Suína Africana e a Gestão da Caça Maior na Região Transmontana” (Caça) e “Zonas de Pesca Núdica do NE de Portugal: da Experiência Adquirida aos Desafios Futuros” (Pesca), refletindo sobre o futuro destes setores na região.

Dia 1 de novembro, na Feira Internacional do Norte, não perca as Demonstrações gastronómicas pelo Chef Flávio Gonçalves e Chef Maria do Carmo do Restaurante Javali, às 17h00, e pelo Chef Eurico Castro, às 20h30, e a Passagem de Modelos, pelas 21h30.